Ser Saudável

Como ter uma vida saudável? Aliás, o que é saúde?

Segundo os cientistas, saúde é a "ausência de enfermidades".

Para Patch Adams, autor do livro: "O amor é contagiante", saúde significa ter uma vida vibrante e feliz, na qual você utiliza ao máximo o que você possui, com enorme prazer.


Seguindo este pensamento, o autor em questão, afirma que existem muitas pessoas idosas, que ao passarem por um check-up, apresentam todas as doenças existentes, mas que agem de forma saudável ao se concentrarem no que elas têm de melhor. Outras pessoas conseguem fazer de uma doença terrível, uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado. Mas, infelizmente, existe o oposto: pessoas saudáveis que quase morrem por causa de uma dor de cabeça.


Através de estudos desenvolvidos ao longo de 25 anos, a medicina definiu a psiconeuroimunologia, também conhecida como conexão corpo/mente. Com isso podemos compreender como as tensões físicas, mentais e espirituais agem, tendo um efeito transformador na bioquímica e na fisiologia do nosso corpo.

O corpo humano é formado por muitos sistemas, que são interligados e interdependentes. Dessa forma, o que acontece com um sistema afeta, de algum modo, todos os outros.
Outros estudos bastante desenvolvidos, verificaram que elementos positivos como o amor, o humor, surpresas, a curiosidade, a paixão, a alegria, entusiasmo, dar e partilhar, mas principalmente o perdão, estimulam o nosso sistema imonológico, ajudando nosso corpo a combater infecções e estimulando células naturais que combatem o câncer e afetam a forma com que cuidamos de nós mesmos e dos outros.
Da mesma maneira, a raiva, o ressentimento, a culpa, o tédio, a solidão e o medo, quando reprimidos, podem suprimir nosso sistema natural de proteção e nos trazer doenças.

Mas não são as emoções em si que causam os problemas. E sim a repressão das mesmas por algumas horas, semanas, meses e até por anos. Devemos expressar nossas emoções mais íntimas assim que elas surgirem, com o cuidado de não alimentar emoções que podem nos machucar.

Neste natal, ajude algúem a ser mais feliz. Dê um abraço, perdoe, peça perdão. Aproveite esta oportunidade e seje feliz.

Os profissionais da saúde afirmam: "Levar uma vida feliz e vibrante é essencial para o bem-estar!"



Desejo um santo e iluminado natal. Um novo ano cheio de novas expectativas e recomeços.  





Referências: Livro: O Amor é Contagiante de Patch Adams.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs:
    http://www.popblogs.net

    Divulgue quantas postagens gratuitamente você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.

    ResponderExcluir

Me ajudem a melhorar, preciso saber o que vocês acharam.
Fiquem à vontade.