quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Que a Saúde se difunda sobre a Terra CF 2012

Anualmente a Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um determinado problema concreto que envolve a nossa sociedade. 
A cada ano é escolhido um tema, definindo a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Os objetivos são:

  • Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
Este ano o tema é: "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema: "Que a saúde se difunda sobre a Terra" (cf. Eclo 38.8). O objetivo é refletir sobre a situação da saúde em nosso país e mobilizar por melhorias no Sistema Único de Saúde SUS.

Todos nós sabemos da atual situação em relação à saúde pública, mas quem mais presencia são os depende deste serviço.
Todos os dias vemos nos noticiários os mais variados problemas, nas mais diversas cidades, o descaso com os usuários do SUS. Isso inclui muita demora na marcação de consultas, que varia de 1 à 3 meses, ou mais, ausência de profissionais, falta de medicamentos, falta de estrutura, entre outros.

Muitas pessoas desconhecem nossos direitos.
Então veja:



CONSTITUIÇÃO FEDERAL 

Título VIII 
Capítulo II 
Seção II 
  
Da Saúde 

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas  sociais e 
econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 

Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei,  sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa  física ou jurídica de direito privado. 

Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: 

  I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; 
 II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem  
      prejuízo dos serviços assistenciais; 
III - participação da comunidade. 

Parágrafo Único. O Sistema Único de Saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recurso do orçamento da seguridade social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. 

Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. 
     § 1º  -   As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as  entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos. 
      §2º  -   É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. 
      §3º  -   É vedada a participaçãoo direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei. 

      §4º   -  A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, 
tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão  de sangue e seus derivados, sendo vedado todo o tipo de 
comercialização. 


Vamos orar juntos, vamos refletir sobre o que podemos fazer para ajudar.


Oração da Campanha da Fraternidade clique no link e conheça a oração.

Você participa de reuniões e campanhas sobre a saúde em seu bairro?
Conhece os problemas mais agravantes?

Participe. Faça a sua parte! Lute com o  povo. Mesmo que você utiliza planos de saúde e não sofre tanto com a atendimento, participe também. Você notará que ao melhorar o Sistema Único de Saúde SUS, as mensalidades do seu plano irá reduzir. Então você só tem a ganhar.



Tenham muita paz.

2 comentários:

  1. Oi, obrigada pela postagem.

    Amei saber sobre a Campanha da Fraternidade.

    Ei amiga, bom seria, se todas as igrejas para um bem maior se se dedica como os "amigos da escola". Assim seriam os amigos da saúde ou pastoral da saúde. Onde, onde reuniriam ações sociais em apoio a pessoas necessitadas, pessoas debilitadas sem condições de ficar numa fila de espera, sem dinheiro para comer, vestir, transporte... Amiga, aqui em Porto Velho a comunidade onde eu frequentava, tem uma casa para apoio as pessoas do interior que vem com parentes sem condições, ficar com seus parentes internados ou fazendo tratamento médico.
    Mas acho que falta muito.

    Sabe outro tempo, fiquei um dia inteiro com minha sogra no hospital João Paulo, nossa como aquilo é sofredor... Não, por minha sogra, pois ela é hipertensa e foi logo atendida... Mas teve que fazer muitos outros exames e ser avaliada... Mas ela, não suportou ali o mau cheiro, as pessoas sem ter onde se deitar, muito lixo, o banheiro estava insuportável, nem água para o povo te para beber. Isso é absurdo!

    Ei amiga. É lamentável, aquela situação. A saúde passou ali bem longe.

    Os cidadãos tem que tomar alguma atitude.

    Por isso, peço, encarecidamente vamos cuidar da nossa saúde.

    Sabe, o hospital público é um bem de todos, todos tem que fazer uma educação ambiental, tomar consciência da boa higiene, não desperdiçar as coisas, jogar lixo no lixo... Ser solidário, fazer um curso de boas maneiras, mas acho que isso vem de casa, na prática com sua família, pois se vc é grosso com seu filho, pais e irmãos... Isso fica mesmo difícil.

    Amar o próximo se torna um esforço muito grande.

    Então, “ Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal“. Eis a minha religião.” Abraham Lincoln."

    Sinto-me assim... Por isso, prático sempre o bem.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Renata.
    Muito obrigada pela sua contribuição. Você está certíssima.
    Aqui em Campinas SP, a situação está bem drástica. Até greve os agentes de saúde de saúde contratados fizeram, por irregularidades na suas contratações. Muita gente está para ser demitida.
    Como nossa cidade está sem prefeito, pois devido à escândalos de corrupção, desde abril de 2011, trocamos de prefeito duas vezes.
    O descaso é lamentável: falta de medicamentos, de higiene, de educação, de médicos, entre outros.

    Estamos falando da saúde da população, de vida.
    Quanto mais nos mobilizarmos melhor. Ficar só reclamando da vida e da política é fácil, mas não traz nenhum benefício, Temos que participar.
    Eu estou entrando para a Pastoral da Criança e quero fazer minha parte, indo nas reuniões do postinho.
    Deus te abençoe Renata.
    Vamos pedir a Deus que nos ajude:

    http://silvana-pontodepartida.blogspot.com/2012/02/senhor-deus-de-amor-pai-de-bondade-nos.html

    ResponderExcluir

Me ajudem a melhorar, preciso saber o que vocês acharam.
Fiquem à vontade.

Amanhã

Amanhã.. Eu quero acordar e ver um mundo sob outro ponto de vista,