Quinta feira Santa


Quinta-feira Santa  é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa. Este dia marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos. Entre os ofícios deste dia, se destaca especialmente, o  lava-pés, realizado pelo sacerdote, relembrando a memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos antes da última ceia.
O lava-pés é o símbolo da humildade e do serviço. Jesus lavou os pés dos doze apóstolos. A bíblia nos diz que Pedro se recusou de ter os pés lavados por Jesus, onde Jesus disse: "Pedro, você ainda não entende, se eu não lavar os seus pés, você não terá parte comigo."


Neste dia, a igreja celebra também a Instituição da Eucaristia, quando Jesus tomou o Pão e o Vinho, deu aos seus discípulos e disse: 

"Tomai todos e comei, isto é o Meu Corpo." 
"Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue, o sangue da aliança que será derramado por muitos para a remissão dos pecados."  (Mateus 26,27)


História

Na Quinta-Feira Santa, Cristo ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica do Sêder de Pessach, já que segundo esta deveria cear-se um cordeiro puro; com o seu sangue, deveria ser marcada a porta em sinal de purificação; caso contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogênito dessa família (décima praga), segundo o relatado no livro do Êxodo. Nesse livro, pode ler-se que não houve uma única família de egípcios na qual não tenha morrido o primogênito, pelo que o faraó permitiu que os judeus abandonassem do Egito, e eles correram o mais rápido possível à sua liberdade; o faraó rapidamente se arrependeu de tê-los deixado sair, e mandou o seu exército em perseguição dos judeus, mas Deus não permitiu e, depois de os judeus terem passado o Mar Vermelho, fechou o canal que tinha criado, afogando os egípcios. Para os católicos, o cordeiro pascoal de então passou a ser o próprio Cristo, entregue em sacrifício pelos pecados da humanidade e dado como alimento por meio da hóstia.
(Wikipédia)
.

Tenham um ótimo dia.

2 comentários:

  1. Ola adorei seu post muito bem criativo, estou lhe seguindo suas noticias aki e no dihitt,
    lhe desejo um parabens pelo blogger e sucessos...
    meu blogger e ...
    Jogos Para Celular
    da uma olhadinha ou até mesmo curti no faceboobk... bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, já estou compartilhado o selo do seu blog no meu, veja:
    http://carros-envenenados.blogspot.com.br/p/deixe-sua-url-aqui.html

    Se puder compartilhe o meu banner ou o link:
    http://carros-envenenados.blogspot.com.br/2011/09/tipos-de-banners-para-carros.html

    Também enviarei pelas redes sociais.
    Obrigado pela parceria!!
    Abraços...

    Manoel Angelo Feitosa
    manoelfeit@hotmail.com
    http://carros-envenenados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Me ajudem a melhorar, preciso saber o que vocês acharam.
Fiquem à vontade.